Português English
Cirurgia plástica: seios do jeito que você deseja
Como as mulheres sabem que lei da gravidade não perdoa, elas não perdem tempo e recorrem aos avanços da tecnologia para se cuidarem cada vez mais. Basta uma olhadinha no espelho para perceber que as transformações no corpo como um todo podem ser sentidas (e vistas) com o passar dos anos. Para manter a pele firme, e bem longe da flacidez, requer muita disciplina que envolve um arsenal de cuidados como: alimentação, exercícios físicos, cremes, tratamentos estéticos e até mesmo suplementos alimentares.

Umas das queixas mais recorrentes nos consultórios de cirurgia plástica estão relacionadas aos seios, já que é uma das partes do corpo fortemente atingida pela lei da gravidade. O desejo é exibir formas arredondadas, firme, sem flacidez e sem estrias. Porém, para cuidar de forma correta da comissão de frente é preciso conhecer a sua composição antes de sair usando todos os tipos de cremes firmadores, próteses de silicone ou aparelhos estéticos. “A mama de uma mulher jovem é sempre mais durinha porque tem mais glândulas mamárias e menos gordura. E os ligamentos que dão sustentação, também, são mais firmes” explica o Cirurgião Plástico da Clínica Perseu Lemos, João Amorim.

O cirurgião complementa que com o passar dos anos as glândula mamárias vão sendo substituídas por gorduras e a consequência são seios menos firmes. “Para se ter uma idéia de como a lei da gravidade atua fortemente nos seios uma mulher de 30 anos, que não tenha tido gestação e nem amamentação, já começa a ter flacidez, perda de volume e redução das glândulas mamárias” diz João Amorim.

Por essas razões a melhor atitude é começar a cuidar da comissão de frente desde cedo. Uma boa dica é manter a pele dos seios sempre bem hidratada e abolir de uma vez por todas os banhos com água muito quente. Isso, porque a pele do sei é coberta por queratina e células mortas e a água muito quente destrói essa proteção. “Outro ponto importante é não expor os seios a mais de dez minutos de sol ao dia e usar protetor solar acima de 30” fala o cirurgião. De acordo com João Amorim controlar o peso, investir na musculação e ficar alerta com a postura são cuidados que colaboram para a aparência firme dos seios.

Silicone e cirurgias – Mesmo com a prevenção e cuidados as mamas tendem a perder a sustentaçã. A partir dos 45 anos ocorre a diminuição de colágeno, atrofia da musculatura peitoral e a redução dos hormônios femininos. Nesse momento é hora de pensar em uma cirurgia que levante os seios e colocar prótese de silicone. Se o caso for à cirurgia plástica uma das técnicas indicada é a Mastopexia na qual o médico levanta os seios deixando-os firmes e durinhos, nesse caso sem alterar o tamanho. Outra opção de erguer as mamas vitima da flacidez ou para quem acha que tem pouco seio são as próteses de silicone que a cada ano vem evoluindo. “Atualmente a colocação de próteses de silicone tem sido uma das melhores opções para as mulheres que desejam um aumento estético das mamas. O mais indicado é colocar a prótese sobre a musculatura para se obter um resultado o mais natural possível” diz o Cirurgião Plástico João Amorim. Para aquelas que não querem nem ouvir a palavra cirurgia e mesmo assim querem ganhar volume uma novidade que chegou ao Brasil recentemente foi o Macrolane um ácido hialurônico que é injetado na camada retroangular da mama, ou seja, sob o músculo.

Se tem mulher querendo aumentar o volume das mamas tem outras que querem reduzir o tamanho. Nesse caso a cirurgia indicada é a Mastoplastia Redutora que consiste na retirada do excesso do tecido mamário melhorando a modelagem e a elevação das mamas. “Na mastoplastia as técnicas e incisões vão depender do tipo e do tamanho dos seios. A mais utilizada é a do “T” invertido onde é feito um corte ao redor da aréola e no sulco mamário e outro liga os dois primeiros”, explica João Amorim. Vale lembrar que a cirurgia redutora dura para sempre, porém nada de engordar porque corre o risco de ganhar volume novamente.
Data: 20/07/2010

Clínica Santa Gianna ©

Avenida Nossa Senhora da Luz, 2373 | Curitiba | PR | 41 3262-6665

desenvolvido por xploit design e tecnologia